Voando com suas próprias asas
Alcy Cheuiche*
À sombra de um ipê da Praça Getúlio Vargas, em Alegrete, uma pedra expõe a famosa placa em homenagem a Mario Quintana: UM ENGANO EM BRONZE É UM ENGANO ETERNO. Mas essa frase é mais um dos seus Quintanares. Mario assistiu à inauguração da placa, de mãos dadas com a irmã Marieta, num longínquo entardecer de 1968.
Naquela ocasião, a pedido do prefeito Adão Houayek, coube a mim, um dos mais jovens poetas de Alegrete, falar em nome de seus conterrâneos.
E lembrei a todos de uma noite de julho de 1906, quando Alegrete recebeu a visita de Mercúrio. O mensageiro do Olimpo desceu suavemente na Rua dos Cataventos, diante de uma janela iluminada pelo luar, e espiou para dentro do quarto onde dormia um menino recém-nascido. Os olhinhos azul-claros abriram-se de imediato. Mercúrio sorriu, recolheu o bebê e com ele aninhado nos braços retornou ao Olimpo.
Júpiter esperava imponente, cercado de muitos deuses. O mensageiro depositou-lhe o bebê aos pés. O deus maior correu o olhar em torno: Este menino será um grande entre os homens. Por qual caminho o faremos chegar a seu destino? Marte deu um passo à frente: Pelo caminho das armas. Mercúrio discordou: O comércio é o melhor caminho. Ceres o queria agricultor, Esculápio médico. Mas a palavra final foi de Minerva: Ele já nasceu poeta.
Mercúrio devolveu o bebê à sua cidadezinha, antes que o primeiro galo acordasse a madrugada. E o menino Mario seguiu à risca o seu destino. Durante toda a vida dedicou-se apenas à poesia. E escreveu nos bares (e nas mansões seculares) alguns dos mais lindos versos da Língua Portuguesa.
Entre eles, recordo um dos mais carregados de esperança: “A bomba abriu um grande buraco no telhado. Por onde o céu azul sorri aos sobreviventes”.
Há vinte anos, nós os sobreviventes, mesmo com os olhos marejados de lágrimas, não conseguimos ignorar o céu azul de Porto Alegre. Para onde, voando agora com suas próprias asas, o nosso Mario Quintana havia partido.
*Escritor.
Conselho Estadual de Cultura - CEC/RS
Rua 7 de Setembro, 1020 · 2° andar - Memorial do RS
Centro Histórico · CEP - 90010-191 Porto Alegre · RS
(51) 3225 8490
conselho@conselhodeculturars.com.br