Conselho Estadual de Cultura

Digite abaixo o nome ou número do seu projeto


Tamanho do texto Diminuir fonteAumentar fonteImprimir

28/5/2015
Jaguarão recebe a XI Reunião da Comissão de Patrimônio Cultural do Mercosul

Começou ontem (27) a XI Reunião da Comissão de Patrimônio Cultural do Mercosul. O evento, que segue até o dia 30 de maio, em Jaguarão (RS), tem como objetivo apresentar os resultados, diretrizes e definições das atividades debatidas nas reuniões dos Comitês Técnicos da área de Patrimônio Cultural, que vêm ocorrendo desde o dia 23 de abril.

Na sexta-feira (28), a pauta será o encontro do recém-criado Conselho de Políticas Culturais que tem grande importância no cenário nacional e estadual, e é organizado através do Sistema Nacional de Cultura. Segundo o presidente do Conselho Estadual de Cultura, Neidmar Alves, “o fato de o Ministro estar na fronteira articula duas propostas estratégicas, uma de consolidação do projeto cultural de fronteira, sob a perspectiva de agendas que envolvam os países de fronteira com o Brasil, e a outra é a de que o Ministério consolide essa ação e reconheça os atores que compõem esse espaço de construção das diretrizes de políticas públicas que dão conta do modelo de gestão compartilhada proposta pelo modelo implementado pelo Sistema Nacional de Cultura”.

No sábado, é a vez de um encontro entre Conselho Estadual de Cultura e Ministério da Cultura, que tem como pauta a entrega do diagnóstico do 1º Fórum Nacional de Conselhos e Dirigentes de Políticas Culturais e também das demandas criadas a partir da sessão ordinária do Fórum Nacional de Conselhos Estaduais de Cultura – ConECta. Para o Presidente do Conselho, esse é o momento de reconhecimento de uma articulação sustentada pela gestão pública e pelas representações da sociedade civil.

A Reunião da Comissão de Patrimônio Cultural do Mercosul ocorre em presidências temporárias, que se revezam a cada seis meses entre os países membros do bloco. Nesse semestre, a presidência pro tempore pertence ao Brasil. Com isso, o país fica responsável por empreender ações que favoreçam o esforço de convergência e de integração regional.

A questão da cultura é vista como uma variável que pode favorecer o diálogo e os esforços de integração. Nesse contexto, em cada temática da política pública voltada para integração regional, cabe a uma organização empreender e responder pelos esforços daquela presidência pro tempore nas áreas de sua competência institucional.

As reuniões desse semestre no campo do patrimônio e museus são, respectivamente, de responsabilidade do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).



Ponte Barão de Mauá
O foco central pretendido pela Presidência pro tempore do Brasil 2015 na XI Reunião da CPC é a conclusão dos procedimentos de reconhecimento do primeiro bem cultural como Patrimônio Cultural do Mercosul: a Ponte Internacional Barão de Mauá, localizada na fronteira do Brasil com o Uruguai.

Para tanto, está marcada para o dia 30 de maio, em Jaguarão (RS), a cerimônia de reconhecimento da ponte, com a entrega oficial do Certificado de Patrimônio Cultural do Mercosul às autoridades brasileiras e uruguaias presentes. Também será lançado o dossiê da Ponte Internacional Barão da Mauá, iniciando a série de publicações da CPC, entre outras ações. O desafio é encontrar formas de viabilização que gerem diálogo, coesão e desenvolvimento regional a partir do patrimônio.


Serviço:
O que: XI Reunião da Comissão de Patrimônio Cultural do Mercosul - XI CPC
Quando: 27 a 30 de maio de 2015.
Onde: Jaguarão, RS.
Participantes: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai, Suriname e Venezuela




Texto: Assessoria de Comunicação
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Ministério da Cultura

Edição: Assessoria de Comunicação Conselho Estadual de Cultura RS



Conselho Estadual de Cultura - CEC/RS
Rua 7 de Setembro, 1020 · 2° andar - Memorial do RS
Centro Histórico · CEP - 90010-191 Porto Alegre · RS

© Conselho Estadual de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul ·Por Aldeia