Conselho Estadual de Cultura

Digite abaixo o nome ou número do seu projeto


Tamanho do texto Diminuir fonteAumentar fonteImprimir

18/11/2015
20 de novembro Dia da Consciência Negra

No dia 18 de novembro, o Conselho Estadual da Cultura promoveu em sua sessão ordinária, em reconhecimento ao Dia 20 de novembro dia da Consciência Negra, uma palestra sobre o tema. A conselheira Maria Marques foi convidada para falar sobre esta data.
Em sua fala a conselheira ressalta a importância do conselheiro Antonio Carlos Cortes neste contexto, ao lado de Oliveiras Silveira. Ressalta que há uma luta diária pelo reconhecimento, respeito, pela não discriminação, pelo combate ao racismo que na maioria das vezes é velado ou banalizado. Relembra as manifestações culturais de origem africana, que existem em sua terra natal. Fala que apesar de algumas conquistas, ainda, temos muito que avançar: ocupar espaços dentro desta sociedade, banir o preconceito e o racismo que permeias as nossas instituições. É necessário o desafio, a busca por novos caminhos pedagógicos, novos trabalhos didáticos que contemplem a verdadeira história do negro neste país. Encerra sua fala convidando o conselheiro Antonio Carlos Cortes para declamar o poema de Castro Alves “O Navio Negreiro”.
O presidente Dael Luis agradece, dizendo:
Foi uma grande aula! Tratou sobre história, os desafios e o preconceito secular que afeta a etnia negra! Aprendizado para a vida.
"Fato importante que ficará nos anais do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul". Complementa o Conselheiro Luis Carlos Sadouwski.



Conselho Estadual de Cultura - CEC/RS
Rua 7 de Setembro, 1020 · 2° andar - Memorial do RS
Centro Histórico · CEP - 90010-191 Porto Alegre · RS

© Conselho Estadual de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul ·Por Aldeia