Em uma iniciativa histórica para a cultura gravataiense, a Festa do Divino Espírito Santo deste ano enfatiza que a devoção não é apenas dentro da Igreja. Com realização da Paróquia Nossa Senhora dos Anjos, apoio da Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Arte e Cultura, e da Casa dos Açores do RS, até o próximo dia 4, sempre das 10h às 22h, a Sala do Divino, dentro do Shopping Gravataí, busca aproximar a festa dos moradores.
Aos olhos de quem não conhece, toda a comemoração pode parecer apenas religiosa, mas não. A celebração do Divino Espírito Santo revela um forte caráter folclórico, com suas tradições e ampla participação popular. E, para divulgar a história desta tradicional comemoração, pela primeira vez organizou-se fora da Igreja uma sala temática.
No espaço cedido pelo Shopping Gravataí foi montado um altar aos moldes açorianos com a orientação da historiadora e presidente da Caergs, Célia Jachemet. Junto estão expostos fotos e documentos de 16 anos da comemoração, e as seis bandeiras pintadas a mão em 2002 pelas artistas gravataienses Zena Schramm, Dila Zini, Nadiege Martins e Darcila Garcia, com fitilhos coloridos cheios de nós, representando os pedidos dos devotos.
Para ajudar a contar a história, as lembranças confeccionadas pela artesã Dolores Cauduro estão sendo apresentadas para a comunidade. A religiosa cuida desde a primeira festa dos detalhes decorativos. Ainda compondo o espaço, foram convidadas as irmãs Vera Lúcia, Jane e Janete Luz, que produzem objetos artesanais com o tema.
Desde a abertura, aproximadamente 500 visitantes passaram pela sala, muitos cheios de depoimentos de graças, agradecimentos e demonstrações de fé. Além de rezarem em frente ao altar, também contam histórias das comemorações anteriores e o que aguardam para esta. O alcance é tanto, que pessoas de outros municípios estão vindo, como o casal Vera Lúcia e Reni Oliveira, de Santo Antônio da Patrulha. "O Espírito Santo e a pomba branca, o seu símbolo, nos traz uma luz interior que nos guia na vida", compartilhou Vera Lúcia.
Mas a Sala do Divino não serve apenas para reforçar a fé. Também é um espaço de integração, em que acontece roda de memórias para relembrar, por exemplo, personagens que fizeram parte da história como o senhor Ulisses Maciel, responsável pelo Boi de Fogo - figura que animava as festas.
Na noite da última quinta-feira, 18, o religioso Nilton Coelho organizou um grupo de terço, marcando um momento especial na vida dos fiéis que têm o hábito de rezarem juntos. O casal imperador de 2017, Eunice e Edir Oliveira, participaram do encontro. "A festa desperta sentimentos, integra a comunidade com suas simbologias e é um momento de entusiasmo e fé", opinou o imperador Edir.
Programação
Com o lema Divino Espírito Santo - Dom de Deus, os tríduos - três dias que antecedem a Festa - acontecem em 31 de maio, 1 e 2 de junho, sempre a partir das 19h30. Os convites encontram-se no local. Confira:
Quarta-feira, 31: o tema será 'Espírito Santo, Deus Comunhão', pregado por Dom Adilson Busin. Posteriormente serão feitas atividades abertas ao público no salão da Paróquia, como a apresentação da Orquestra de Metais Professor Alexius Follmann. No cardápio, canja.
Quinta-feira, 1: o tema será 'Espírito Santo, Alma e Vida da Igreja', pregado pelo Pe. Alexandre Silveira Chaves. Posteriormente serão feitas atividades abertas ao público no salão da Paróquia, como a apresentação do Coral Carlos Bina e visita dos festeiros de Santo Antônio da Patrulha. No cardápio, carreteiro.
Sexta-feira, 2: o tema será 'Espírito Santo, Esperança de Um Mundo Melhor', pregado pelo Pe. Ildomar Danellon. Posteriormente serão feitas atividades abertas ao público no salão da Paróquia, como bingo repleto de prêmios, com o cardápio de pastéis.
No sábado, 3 de junho, a missa começará às 16h e, a partir das 19h30, haverá uma noite cultural na Casa dos Açores, Rua Adolfo Inácio Barcelos, 938, centro. A grande data está marcada para o domingo de Pentecostes, 4 de junho, com missa festiva na Igreja Matriz, às 9h30 seguida de procissão e churrasco ao meio-dia.
_____________________________________________________________________
Texto: Maria Carolina de Melo / Edição: Cristine Schmidt / Revisão: Anna Fonseca
Departamento de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Gravataí
Conselho Estadual de Cultura - CEC/RS
Rua 7 de Setembro, 1020 · 2° andar - Memorial do RS
Centro Histórico · CEP - 90010-191 Porto Alegre · RS
(51) 3225 8490
conselho@conselhodeculturars.com.br