A Sessão Plenária Ordinária de ontem (17), foi realizada no Teatro de Arena, localizado nos Altos do Viaduto Otávio Rocha, na Avenida Borges de Medeiros, no Centro Histórico de Porto Alegre. A presença do CEC/RS saudou a passagem dos 50 anos de história do Teatro, inaugurado pelo Grupo de Teatro Independente em 17 de outubro de 1967, com a peça de Dias Gomes: “O Santo Inquérito”.
O encontro contou com a presença do Diretor do IEACen e Teatro de Arena, Sr. Clóvis Rocha e com um dos fundadores do Teatro, integrante do Grupo de Teatro Independente, atual vice-presidente da Associação dos Amigos do Teatro de Arena e ex-conselheiro do CEC/RS, Sr. Hamilton Braga. Além dos convidados, estiveram presentes o Conselheiro Presidente, Sr. Marco Aurélio, a Conselheira Vice-Presidente, Sra. Paula Simon, a Conselheira Secretária do CEC/RS, Sr. Marlise Nedel Machado e o Conselheiro, Sr. Plínio Mósca, juntamente com os Conselheiros presentes em Sessão.
O convidado Clóvis Rocha fez uma fala acerca da sua gestão na direção do Teatro, cargo no qual está desde agosto de 2015, ressaltando os trabalhos realizados desde então, em especial, sobre os projetos que fizeram parte da Comemoração dos 50anos do Teatro, tendo em vista a importância do Teatro de Arena para a cultura da capital gaúcha.
Em sua fala, Clóvis enfatizou também que o teatro precisa ser melhor conhecido pela população em geral, ou seja, para que tenha maior visibilidade para além dos fazedores de cultura e espectadores, visto que é considerado um espaço cultural. O diretor do teatro também leu um resumo acerca da trajetória histórica do teatro. Quanto às comemorações do Teatro de Arena, o Sr. Clóvis Rocha falou que o Teatro ofereceu, durante 32 dias ininterruptos, diversas atividades culturais à população.
O Sr. Hamilton Braga falou acerca de alguns fatos históricos ligados ao teatro como, por exemplo, o GTI (Grupo de Teatro Independente). Citou também a peça Santo Inquérito, de Dias Gomes, que foi a primeira peça encenada no teatro, que, de maneira simbólica, mostrou a que veio.
A Sessão contou também com a declamação de poemas pelos conselheiros Antônio Carlos Côrtes, Luiz Carlos Sadowski, Gilberto Herschdorfer, Marco Aurélio Alves e, também da ex-conselheira, Alessandra Carvalho da Motta que esteve presente.
Em suma, os pontos discutidos na reunião foram sobre que, além da trajetória do Teatro, que o mesmo seja reservado, preferencialmente, para espetáculos com o cunho de resistência. Além disso, bilheteria, Editais, democratização do espaço e fomento também foram abordados. Algumas sugestões foram faladas, como, por exemplo, o Teatro oferecer cursos de formação e que o IEACen compartilhe o mesmo espaço juntamente com o Teatro de Arena.
O Conselho parabeniza o Teatro pelos seus 50 anos de história e deseja prosperidade e longevidade em seus trabalhos na Cultura do nosso Estado. Lembramos que o Teatro de Arena funciona em horários flexíveis, de acordo com os espetáculos em cartaz. E o Centro Documentação e Pesquisa em Artes Cênicas – Espaço Sônia Duro está aberto ao público interessado, de segunda a sexta-feira, das 13h30mim às 17h.
Foto: Viviane Vanzella
Conselho Estadual de Cultura - CEC/RS
Rua 7 de Setembro, 1020 · 2° andar - Memorial do RS
Centro Histórico · CEP - 90010-191 Porto Alegre · RS
(51) 3225 8490
conselho@conselhodeculturars.com.br