A manhã de quinta-feira (08) teve um grande debate sobre um dos eventos mais importantes do ano: o carnaval. É um assunto que atinge todo o Brasil, mas poucas pessoas realmente sabem o tempo e a dedicação que se leva para montar o universo mágico e cheio de vida e cores desta grande festa.
O início da sessão começou com a solicitação do presidente do conselho, Marco Aurélio, para prestar um minuto de silêncio em homenagem a Eva Sopher, Presidente do Theatro São Pedro, que veio a falecer no final da tarde de ontem. Logo após foi dada a palavra aos convidados da bancada: Álvaro Machado, professor universitário e carnavalesco; Geisa Carmo da Silva a coordenadora do projeto “esporte dá samba”; Neimar Rodrigues, Presidente da liga das escolas de samba do interior; Onira Pereira, maior porta estandarte de todos os tempos e Francisca Dias, Rainha Ginga do Grupo Moçambique da cidade de Osório.
A sessão havia como principal tema, falar sobre como o poder público conversa com o evento nos municípios do Estado. Os presentes relataram suas histórias dentro do carnaval, do descaso na gestão de algumas prefeituras para com esta semana de festividades que traz inúmeros exemplos de valores sociais como respeito e união entre seus envolvidos.
A conselheira Maria Marques agradeceu aos demais colegas conselheiros que a ajudaram na organização da sessão que possuía grandes nomes do carnaval e autoridades políticas do Estado na plateia.
Por fim, o presidente Marco Aurélio agradeceu a presença de todos pela riqueza do debate e da importância do Conselho Estadual de Cultura discutir mais com as autoridades municipais sobre o carnaval.
Conselho Estadual de Cultura - CEC/RS
Rua 7 de Setembro, 1020 · 2° andar - Memorial do RS
Centro Histórico · CEP - 90010-191 Porto Alegre · RS
(51) 3225 8490
conselho@conselhodeculturars.com.br