Na tarde da última quarta-feira (07), ocorreu a sessão plenária ordinária com o tema sobre a economia da cultura/ economia criativa. O debate teve como convidados Luiz Armando Capra Filho, Diretor do Centro Cultural Usina do Gasômetro e Luiza Pires Diretora de projetos da LIGA Gestão e Produção Cultural.
A sessão trouxe questões importantes sobre as decisões de compra da população e como são afetadas na cultura, incluindo exemplos de como a compra de um ingresso para o teatro traz relevância para a economia geral do Estado, como/e se o vale-cultura impacta o Brasil e a importância da profissionalização das áreas artísticas.
Durante o debate foi discuto entre como os eventos captados com dinheiro público e os captados com dinheiro privado devem ser retratados para o público geral, realçando a importância de o público em geral entender as diferenças entre um evento gratuito não é um evento sem valor, pois segundo um dos convidados: “Não existe almoço grátis, alguém paga a conta”.
O presidente do conselho estadual de cultura, Marco Aurélio, finalizou a sessão convidando a todos para o 2º Congresso de Cultura, que ocorrerá dias 09, 10 e 11 de maio, no município de Bento Gonçalves.
Conselho Estadual de Cultura - CEC/RS
Rua 7 de Setembro, 1020 · 2° andar - Memorial do RS
Centro Histórico · CEP - 90010-191 Porto Alegre · RS
(51) 3225 8490
conselho@conselhodeculturars.com.br