REDE BRASILEIRA DE TEATRO DE RUA – RBTR/RS
Carta de Canoas RBTR / RS 30/04/18
A Rede Brasileira de Teatro de Rua/RS reunida de 30 de abril de 2018, na Casa Vila Mimosa, Cidade de Canoas, RS, em seu 4º Encontro reitera sua missão de:
• Reafirmar a necessidade por um mundo socialmente justo e igualitário que respeite as diversidades;
• Contribuir para o desenvolvimento do fazer teatral de rua, possibilitando as trocas de experiências artísticas e políticas entre os articuladores da rede, tais como Mostras e circulações deste gênero;
• Demanda políticas públicas culturais com investimento direto do Estado por meio de fundos públicos de cultura, garantindo assim o direito à produção e ao acesso aos bens culturais a todos os cidadãos brasileiros;
• Reivindica pelo livre uso dos espaços públicos abertos, que garanta a prática artística, considerando as especificidades dos diversos segmentos das artes cênicas e respeitando o artigo 5° da constituição brasileira.
O Rio Grande do Sul desde 1990 é referência nacional de teatro de rua e do artista de rua, portanto é fundamental o reconhecimento desta “arte pública de convívio”, onde o artista encontra-se presente com o público nas ruas, praças e parques.
Além de humanizar a cidade, esta atividade traz consigo o mais puro significado de arte democrática e pública que se faz e se produz para todos, sem distinção de classe ou nenhuma outra forma de discriminação.
A arte de rua traz intrínseco em sua manifestação, valores significativos que expressam o combate à alienação e exclusão cultural, valorizando a identidade, afirmando uma estética e valores que promovem a libertação do ser humano, enquanto indivíduo capaz de transformar a sua realidade, tomando por princípio a solidariedade e a cidadania.
Trata-se de uma arte ancestral e muito anterior à privatização e estatização de espaços públicos. O direito ao artista de rua é garantido na constituição federal Art 5º e é regulamentada em lei não precisando liberações e cobrança de taxas em diversas cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre etc.
Agora é a hora do reconhecimento do que é de direito para a cidade, ou seja, requeremos junto as instituições e órgãos responsáveis, direta ou indiretamente, por constituir políticas públicas as seguintes pautas:
• MINC-FUNARTE – Reativação e lançamento do Edital Prêmio Funarte Artes na Rua; Implementação de fato do sistema Nacional de Cultura e Prêmio do Teatro Brasileiro.
• IEACEN e Secretarias Municipais de Cultura – Políticas públicas que facilitem a circulação e o fomento das artes cênicas de Rua, bem como o acesso do artista de rua aos espaços públicos para apresentação, com isenção de taxas e desburocratização da gestão pública. Citamos, como exemplo, à “Lei do Artista de Rua” de Porto Alegre, marco de uma construção dialógica com a classe;
• SESC-RS e SESI-RS - Ações de inserção e fomento ao teatro de rua em suas programações, mostras e festivais culturais.
• A RBTR/RS reconhece e apoia o Festival Internacional de Teatro de Rua de Porto Alegre como um dos mais importantes festivais específicos para fortalecimento e fomento do Teatro de Rua do País, como ferramenta de política pública para o setor, que deve ser contemplado e incentivado nas políticas públicas do poder executivo da cidade de Porto Alegre e do Estado RS.
• Solicitamos aos curadores de programação, Mostras e Festivais de artes cênicas de todo país o reconhecimento da produção do teatro de rua de modo efetivo como fundamentais dentro da história do teatro Brasileiro, e que estes venham compor igualitariamente a grade de programação.
Além disso, solicitamos a todos citados ações e diálogos que possam convergir em práticas concretas para artes cênicas de rua, tais como Mostras, editais públicos e circuitos, pois é através destas ações que à população tem o acesso democrático e gratuito em espaços abertos a bens artísticos e culturais imateriais e que refletem o momento histórico.
O artista de rua tem como característica a sua mobilidade, beleza plástica e virtuosismo, portanto, afirma-se a potencialidade desta arte em atingir esta população com pouco ou nenhum acesso à arte comercializada.
“A rua é sempre o firmamento de toda arte” – Ray Lima
Canoas/RS 30/04/18
Rede Brasileira de Teatro de Rua / RS
Grupos presentes:
• MOTOTÓTI – Porto Alegre/RS
• MANJERICÃO - Porto Alegre/RS
• UEBA – Caxias do Sul /RS
• RITORNELO – Passo Fundo/RS
• POVO DA RUA - Porto Alegre/RS
• OIGALE - Porto Alegre/RS
• GRUPO DE PERNAS PRO AR - Canoas/RS
• TIA TEATRO- Canoas/RS
• KHAOS CÊNICA - Canoas/RS
• COMPARSARIA TEATRO POPULAR - Guaíba/RS
• CIA UM PÉ DE DOIS - Porto Alegre/RS
• CORPOS & SOMBRAS – São Leopoldo/RS
• OI NÓIS AQUI TRAVEIZ - Porto Alegre/RS
• SERES IMAGINÁRIOS - Porto Alegre/RS
• RUDINEI MORALES - Porto Alegre/RS
• PRODUTORA RACHEL COELHO - Maringá/PR
Assinam também:
• CAMBADA DE TEATRO EM AÇÃO DIRETA LEVANTA FAVELA - Porto Alegre/RS
• GRUPO TRILHO DE TEATRO POPULAR - Porto Alegre/RS
Sobre a RBTR:
A Rede Brasileira de Teatro de Rua - RBTR, criada em março de 2007, em Salvador/Bahia, é um espaço físico e virtual de organização horizontal, sem hierarquia, democrático e inclusivo. Todos os grupos de teatro, artistas-trabalhadores, pesquisadores e pensadores envolvidos com o fazer artístico da rua, pertencentes a RBTR podem e devem ser seus articuladores para, assim, ampliar e capilarizar, cada vez mais reflexões e pensamentos, com encontros, movimentos e ações em suas localidades.
O intercâmbio da Rede Brasileira de Teatro de Rua ocorre de forma presencial e virtual, no tanto, toda e qualquer deliberação é feita nos encontros presenciais, sendo que seus articuladores farão, ao menos, dois encontros anuais de forma rotativa de maneira a contemplar todas as regiões brasileiras, valorizando as necessidades mais urgentes dentro do país. Os articuladores de todos os Estados, bem como os coletivos regionais, deverão se organizar para garantir a participação nos encontros.
Conselho Estadual de Cultura - CEC/RS
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