Dezesseis conselheiros, incluindo o presidente Marco Aurélio Alves, compareceram na EMEF Chico Mendes e foram prestigiar a primeira Semana Literária da Vila Safira, em uma sessão especial.
O evento, que começou no dia 23 de julho e vai até dia 27, está em sua primeira edição e proporciona a doação de livros para os alunos da escola, que contabilizam cerca de 1200 crianças divididas em três turnos. A escola se localiza na Vila Safira, área de vulnerabilidade social que fica no bairro Mário Quintana, zona norte de Porto Alegre.
A sessão também contou com a presença da diretora da escola, Aline de Mello Soares, de um colaborador da escola intensamente envolvido em iniciativas sociais da região, Cláudio Roberto da Costa, e de algumas mães de alunos do colégio, que deram o seu testemunho sobre o trabalho da escola com as crianças e as dificuldades de morar nessa região.
Cada conselheiro também teve a chance de falar um pouco sobre o seu trabalho, a sua carreira e como eles tiveram a oportunidade de entrar para o conselho. O objetivo do conselho ao ir até a Vila Safira nesta Semana Literária foi incentivar a democratização do acesso à cultura que esse tipo de iniciativa proporciona a comunidades carentes.
O evento também contou com a apresentação de um boneco gigante retratando a Vó Chica, moradora histórica da Vila Safira, que viveu até os 107 anos de idade. Personagem folclórico da comunidade, ela é símbolo da Semana Literária. Além da doação de livros, o evento também contou com um sarau musical com apresentação de alunos do colégio.
Conselho Estadual de Cultura - CEC/RS
Rua 7 de Setembro, 1020 · 2° andar - Memorial do RS
Centro Histórico · CEP - 90010-191 Porto Alegre · RS
(51) 3225 8490
conselho@conselhodeculturars.com.br