Está em exposição na sede do Conselho Estadual de Cultura a Exposição “10 x Lessa”, sobre a vida e obra do artista gaúcho Barbosa Lessa. Doze cartazes ficarão expostos na sala de entrada do Conselho sendo eventualmente levado a municípios do interior do Estado para realização de mostras itinerantes.
Luiz Carlos Barbosa Lessa foi um folclorista, escritor, músico, advogado e historiador brasileiro. Ele teve um papel fundamental na síntese do tradicionalismo gaúcho. Nascido em 1929, formou-se em direito na UFRGS. Logo se engajou na pesquisa das raízes do povo gaúcho, sendo um dos responsáveis pelo levantamento de resquícios de danças regionais e pela recriação de danças tradicionalistas, junto com Paixão Côrtes. Também foi responsável pela tese “O Sentido e o Valor do Tradicionalismo”, em 1954, que foi definidora dos movimentos tradicionalistas, e pela fundação do primeiro Centro de Tradições Gaúchas, o “35”. O músico compôs alguns clássicos da música regional gaúcha, como a toada “Negrinho do Pastoreio”.
Falecido em 2002, seu legado vai muito além. Tem uma bibliografia de cerca de 50 títulos e mantinha uma reserva ecológica no interior do Rio Grande do Sul, onde se dedicava a produção artesanal de erva-mate e plantas medicinais. Mais detalhes sobre a vida de Barbosa Lessa se encontram na Exposição “10 x Lessa”, na sede do Conselho Estadual de Cultura, Rua dos Andradas, 1234, sala 1009.
Conselho Estadual de Cultura - CEC/RS
Rua 7 de Setembro, 1020 · 2° andar - Memorial do RS
Centro Histórico · CEP - 90010-191 Porto Alegre · RS
(51) 3225 8490
conselho@conselhodeculturars.com.br