Conselho Estadual de Cultura

Digite abaixo o nome ou número do seu projeto


Tamanho do texto Diminuir fonteAumentar fonteImprimir

10/9/2018
MANIFESTO CONTRA A INTOLERÂNCIA

O Conselho Estadual de Cultura vem a público manifestar-se acerca das publicações discriminatórias, intolerantes e preconceituosas registradas em redes sociais após a homenagem prestada ao compositor Airton Pimentel pelos integrantes do grupo Cordas e Rimas Paulo Campos de Campos e Santolin, acompanhados por músicos convidados, em 05.08.2018, no programa Galpão Crioulo, na RBS TV.

Após tomar conhecimento da repercussão causada pela presença desse excelente cantor, com privilegiada voz e impecável interpretação, nesse programa que mostra a diversidade da cultura gaúcha aos domingos pela manhã, cabem alguns esclarecimentos.

Em 1947, Barbosa Lessa e Paixão Cortes lideraram um movimento de preservação da cultura deste estado com o objetivo identitário, ou seja, oferecer identidade, até então inexistente, a ações, hábitos e costumes daqueles que nasceram ou escolheram este estado para viver.

Nossos precursores jamais apoiariam ou incentivariam qualquer ato discriminatório ou preconceituoso. Muito pelo contrário, criaram este movimento como forma de luta contra a discriminação que os humildes peões de estâncias vinham sendo vítimas pelos intolerantes colonizadores que desejavam ver-nos todos, curvados a um pensamento único e totalitário.

Setenta anos depois, é inconcebível qualquer movimento desrespeitoso com as diferenças, as liberdades individuais, a forma de falar ou vestir ou manifestar-se de qualquer pessoa que se integre ao culto de preservação da nossa memória. A liberdade de vestir e usar adereços, por homens e mulheres, em todos os locais, está previsto em nossa constituição e deve ser respeitada.

Seitas ou ideologias totalitárias não são bem vindas no Rio Grande do Sul, um estado que expressa em sua bandeira a liberdade, a igualdade e a humanidade. Quem desconhece ou desrespeita estes princípios não ama esse Estado e muito menos aos gaúchos.

Porto Alegre, 10 de setembro de 2018.
Marco Aurelio Alves
Presidente



Conselho Estadual de Cultura - CEC/RS
Rua 7 de Setembro, 1020 · 2° andar - Memorial do RS
Centro Histórico · CEP - 90010-191 Porto Alegre · RS

© Conselho Estadual de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul ·Por Aldeia