O Conselho Estadual de Cultura, pela primeira vez em seus 50 anos de história, ocuparam um espaço na programação da Feira do Livro de Porto Alegre. Em sua 64ª edição, o evento tradicionalíssimo da capital gaúcha recebeu palestras e iniciativas culturais pensadas por todo o colegiado. A programação contou com um belo público na tarde desta quarta-feira e certamente marcou a história do Conselho.
Tendo em vista a relevância de se realizar mais eventos literários no interior do Estado, realizamos uma sessão ordinária do CEC com o tema “Organização de Feiras do Livro”. Dezenas de dirigentes culturais se reuniram no Salão de Bridge do Clube do Comércio, no Centro Histórico de Porto Alegre.
A mesa foi composta pelo presidente do conselho Marco Aurélio Alves, o vice-presidente Ivo Benfato, o secretário-adjunto André Venzon, o presidente da Câmara Rio-grandense do Livro, Isatir Bottin Filho, e por membros da Comissão Executiva da Feira do Livro: Gerson Souza, Jussara Rodrigues e Sônia Zanchetta.
Foi abordada na palestra a importância da população ter acesso à leitura por meio das políticas públicas de cultura. Logo, a Feira do Livro de Porto Alegre foi saudada pelos presentes como exemplo a ser seguido no interior do Estado. As palestrantes falaram sobre a importância de editais para colher recursos a fim de realizar as feiras, assim como parcerias locais. Destacaram como a produção deve ser cuidadosa, abrangendo os livreiros escolhidos e a sua quantidade; o local de realização da feira e o manejo cuidadoso com as verbas.
Logo menos foi dado espaço aos realizadores de feiras do interior para compartilharem suas experiências a fim de estabelecer uma troca de ideias. Cada um falou sobre as particularidades de suas cidades e as circunstâncias e dificuldades em realizar esse evento. Compareceram representantes das seguintes cidades: Arroio dos Ratos, Esteio, Bento Gonçalves, Rio Grande, Pareci Novo e Osório.
A segunda atividade do dia foi uma palestra do escritor gaúcho e conselheiro no Conselho Estadual de Cultura, Airton Ortiz. Ele divulgou o seu mais novo livro, ‘Roma’ (Editora Benvirá, Brasil, 2018), e falou sobre o seu projeto literário de viajar pelo mundo. São essas viagens que dão base para as suas obras ao longo de vinte anos, que abrangeram mais de cem países.
A próxima atividade foi o grupo ‘Envelhescentes’, do Instituto Brasileiro da Pessoa, homenageando Maria Carpi, patrona da 64ª Feira do Livro de Porto Alegre e ex-conselheira do CEC/RS. Elas declamaram poemas da autora e falaram de suas vidas pessoais, suas esperanças e seus objetivos para o futuro, emocionando o público presente.
As atividades foram encerradas no fim da tarde com uma sessão de autógrafos do livro ‘Roma’, de Airton Ortiz.
Foi uma realização formidável na história do Conselho Estadual de Cultura!
Conselho Estadual de Cultura - CEC/RS
Rua 7 de Setembro, 1020 · 2° andar - Memorial do RS
Centro Histórico · CEP - 90010-191 Porto Alegre · RS
(51) 3225 8490
conselho@conselhodeculturars.com.br