Conselho Estadual de Cultura

Digite abaixo o nome ou número do seu projeto


Tamanho do texto Diminuir fonteAumentar fonteImprimir

26/11/2018
REPLICAÇÃO MANIFESTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICAS CULTURAIS DE CAXIAS DO SUL

NOTA
 
 O Conselho Municipal de Política Cultural se manifesta em favor da arte, da livre expressão artística e da liberdade de escolha de fruição da arte.
 
Considera que a exposiçãoSantificados, de Rafael Dambros, não está no local errado, uma vez que o Espaço Cultural Mário Crosa, da Câmara de Vereadores, foi criado em agosto de 2006, para receber de forma democrática exposições, não restringindo temáticas ou artistas.
Um espaço aberto e de livre acesso à população na "Casa do Povo" é um lugar apropriado para receber a arte, nas suas mais variadas expressões. A boa e necessária arte é aquela que, além de encantar pela beleza e técnica,  também questiona, reflete, denuncia. A obra de arte é o interlocutor entre as ideias do artista e a pessoa que as recebe. É o público que dá significado à obra, por meio do seu olhar. Querer domesticar a arte é destruí-la. Apenas o observador é quem pode negá-la ou apreciá-la.
 
Considera ainda inaceitável que autoridades queiram delimitar a relação entre a arte e o seu observador. Qualquer interferência, seja impondo ou censurando, destrói a natureza da arte, que para existir precisa ser livre, aberta e vanguardista. Questões ideológicas, políticas ou religiosas não podem se sobrepor a ela.
 
Cabe à Administração Pública fomentar o uso dos espaços culturais, promovendo o pluralismo e a diversidade da produção artística, combatendo o obscurantismo e incentivando o aprimoramento intelectual.
 
A polêmica a respeito da exposição, conforme informou  assessoria de imprensa da SMED – Secretaria Municipal de Educação, foi proveniente de comentários em redes sociais e não de uma reclamação formal por parte dos pais.  Cabe ressaltar que a Câmara Municipal não registrou a visitação de nenhuma escola à exposição. Estudantes circularam na Câmara de Vereadores, devidamente acompanhados por funcionários da casa, mas não tiveram acesso à exposição.  Portanto, diferente do que diz a nota emitida pelo prefeito, crianças não foram "expostas" ao conteúdo da exposição.
Vale registrar, que devido a polêmica gerada, a exposiçãoSantificados tornou-se a mostra mais visitada da história do Espaço Cultural Mário Crosa.
“A arte vem pra despertar, a arte está em todo lugar.”
 
 
CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICA CULTURAL DE CAXIAS DO SULC
23 de novembro de 2018



Conselho Estadual de Cultura - CEC/RS
Rua 7 de Setembro, 1020 · 2° andar - Memorial do RS
Centro Histórico · CEP - 90010-191 Porto Alegre · RS

© Conselho Estadual de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul ·Por Aldeia