Na tarde de hoje, 13 de fevereiro, quarta-feira, o Conselho Estadual de Cultura teve sessão extraordinária no auditório do MARGS, com a presença do curador e historiador de arte Gaudêncio Fidélis. Estiveram presentes membros do Conselho, além de representantes de entidades culturais.
Fidélis abordou as tramitações e tensões ocorridas na época da exposição do Queermuseu, na sede do Santander Cultural , em 2018. Em sua análise dos fatos ocorridos, ele destacou a importância de exposições e atividades culturais para “promover o diálogo e a discussão de temas pertinentes à todas esferas sociais”.
A exposição foi fortemente repreendida por alguns setores e agentes da sociedade, que classificaram as obras como “imorais” e “antiéticas”. Apesar disso, Gaudêncio apontou para um cenário positivo na cultura, que, mesmo após o veto da exposição, começou a debater diversos aspectos abordados nas obras em questão.
As Sessões Ordinárias do Conselho continuarão ocorrendo durante as quartas-feiras de 2019 no auditório do Margs. Durante as sessões, serão convidados palestrantes da área cultural para debater e aprimorar o debate a cerca da arte e cultura. As sessões são sempre abertas ao público.
Conselho Estadual de Cultura - CEC/RS
Rua 7 de Setembro, 1020 · 2° andar - Memorial do RS
Centro Histórico · CEP - 90010-191 Porto Alegre · RS
(51) 3225 8490
conselho@conselhodeculturars.com.br