No dia 26, terça-feira, representantes de entidades culturais e membros do Conselho Estadual de Cultura se reuniram na sede do Conselho para tratar da criação de um fórum que vise discutir as dificuldades de se promover eventos culturais na rua, na periferia e no interior do Estado.
Estiveram presentes Adriano dos Conto, da ONG Becos e Vielas, Eunice Mariano, da União da Tinga, Ilza Anjonese, representante do Carnaval da Lapa, Ney Ortiz, do Raizes d'Africa Mundi, Rogerio Valem, representante cultural de Alvorada e Péricles Mineiro Daniel, também da Raizes, além dos Conselheiros Luis Antônio, Moreno Barrios e do presidente Marco Aurélio Alves.
Marco Aurélio acredita que um evento que fale sobre eventos culturais é de extrema importância. Ele afirma que "antes de se pensar em financiamento, é preciso pensar o que acontece na rua, na periferia e na área rural, se desconhece o que é feito nessas áreas." Segundo o presidente, o evento terá como foco levar várias vivências para o debate:
"Nós precisamos ver, olhar, sentar e conversar. Conhecer os meios por onde circula a cultura no Estado para que, assim, possamos ajudar com que ela apareça em todos segmentos sociais" conclui.
O Conselheiro Luís salientou que os eventos que acontecem nos bairros, nas periferias e nas áreas rurais são frutos das associações locais:
"Nossa ideia é organizar um grupo para realizar um encontro que aproxime às diferentes atividades e centros de cultura das políticas públicas destinadas a isso."
Todos concordaram que existem muitos empecilhos e falta de comunicação entre as frentes culturais, o que impede que mais projetos recebam incentivo financeiro para operarem como agentes transformadores de cultura.
Conselho Estadual de Cultura - CEC/RS
Rua 7 de Setembro, 1020 · 2° andar - Memorial do RS
Centro Histórico · CEP - 90010-191 Porto Alegre · RS
(51) 3225 8490
conselho@conselhodeculturars.com.br